MISSA DO CRISMA


Na quinta-feira da Semana Santa, a Igreja celebra a Missa do Crisma, ou Missa Crismal, uma vez que nessa celebração é consagrado o santo óleo do Crisma.

A Missa na Catedral contou com a presença dos sacerdotes de toda a Diocese, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas, autoridades locais e comunidade.

De acordo com o Cerimonial dos Bispos, nº 274, confirma, dizendo que “nesta missa que o bispo concelebra com o seu presbitério e na qual consagra o santo crisma e abençoa os outros óleos, se dá a manifestação da comunhão dos presbíteros com o seu bispo”.

Nessa Missa, celebra-se a Unidade da Igreja diocesana, onde o Bispo reúne o seu presbitério, o corpo diaconal, os religiosos e os demais fiéis leigos, na Igreja Catedral de sua Diocese. Esta celebração quer ser sinal da comunhão diocesana.

A Missa do Crisma, presidida pelo bispo diocesano Dom Waldemar Passini Dalbello que começou a homilia afirmando sobre a liderança que Jesus exerce:
“A liturgia nos mostra quem é Jesus em nossas vidas, em nossa comunidade. Jesus é aquele que nos ama”!

E o bispo continua: “A Missa do Crisma nos trás a memória da vida de Jesus para a liturgia Pascal que começa na noite desta Quinta-feira Santa”.

E encerra dizendo que pela graça da fé, possamos nos abrir ao Ano do Senhor, a uma vida nova em Cristo Jesus.

Após a homilia aconteceu a Renovação das Promessas Sacerdotais. Neste momento, os presbíteros renovam as promessas da sua Ordenação Presbiteral. O bispo, exorta o seu presbitério a permanecer na fidelidade ao ministério que lhes foi confiado pelo próprio Senhor através da Igreja, e convida os presbíteros a renovarem publicamente as promessas sacerdotais

Em seguida, foram abençoados os Óleos Santos dos Catecúmenos e dos Enfermos e foi consagrado o Óleo do Santo Crisma. E esses óleos serão utilizados na administração dos Sacramentos no decorrer do ano litúrgico.

Ao final da Missa,os óleos foram entregues para representantes de todas as comunidades da Diocese de Luziânia e Padre José Flávio falou em homenagem ao bispo e para todos os sacerdotes presentes, apresentando o cansaço e o sim de cada um deles para Deus.

Setor de Comunicação Diocese de Luziânia

Contato