Notícias da Igreja

2018 é escolhido como o Ano do Laicato
2018 é escolhido como o Ano do Laicato
Por admin Em Destaques Postado 18 de janeiro de 2018 0 Comments

O Ano Nacional do Laicato acontece de 26 de novembro de 2017 a 25 de novembro de 2018 – Solenidades de Cristo Rei. O tema escolhido para animar a mística do Ano do Laicato foi: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo” (cf. Mt 5,13-14).
Citando a Lumen Gentium, o bispo da diocese de Luziânia, Dom Waldemar Passini, afirma que o Ano do Laicato será de grande valia, uma oportunidade para que todos os fiéis leigos reconheçam que, “pela regeneração e pela unção do Espírito Santo, são consagrados para serem casa espiritual, sacerdócio santo, para que, por meio de todas as obras próprias do cristão, ofereçam oblações espirituais e anunciem os louvores daquele que das trevas os chamou à sua luz admirável (cf. 1Pd 2,4-10)” (LG 10).
O Ano do Laicato terá como objetivo geral: “Como Igreja, Povo de Deus, celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade”.
Pretende ainda: “Dinamizar o estudo e a prática do documento 105: ‘Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade’ e demais documentos do Magistério, em especial do Papa Francisco, sobre o Laicato; e estimular a presença e a atuação dos cristãos leigos e leigas, ‘verdadeiros sujeitos eclesiais’ (DAp, n. 497a), como “sal, luz e fermento” na Igreja e na Sociedade.
A Comissão Episcopal Especial para o Ano do Laicato organizou as atividades em quatro eixos: 1) Eventos; 2) Comunicação, catequese e celebração; 3) Seminários temáticos nos Regionais; e 4) Publicações.
Segundo o presidente da comissão, Dom Severino, espera-se que este ano traga um legado para a Igreja missionária autêntica, com maior entusiasmo dos cristãos leigos e leigas na vida eclesial e também na busca da transformação da sociedade. “Eu acredito que se conseguirmos estimular a participação e presença efetiva dos cristãos leigos na sociedade, provocando que aconteça a justiça e a paz, será um grande legado”, disse o bispo.
Papa Francisco
Por meio do Secretário de Estado do Vaticano, o Cardeal Pietro Parolin, o Papa Francisco encaminhou ao Brasil uma carta saudando a abertura do Ano Nacional do Laicato. Na carta, o Papa pede que todos os leigos e leigas brasileiros se sintam animados a dar continuidade ao que o Papa chama de “nova saída missionária”. O Santo Padre pede que os fiéis católicos não se confinem em suas paróquias e levem a palavra do Evangelho mundo afora. “Não se trata simplesmente de abrir a porta para que venham, para acolher, mas de sair porta fora, para procurar e encontrar”, exortou Francisco.
*Com informações da CNBB

Últimas Postagens

Seminaristas são instituídos no Ministério de Acólitos
19 de fevereiro de 2018
1º Domingo da Quaresma Lectio Divina
19 de fevereiro de 2018
Lectio Divina na Catedral de Luziânia
19 de fevereiro de 2018
2018 é escolhido como o Ano do Laicato
18 de janeiro de 2018
Nomeação de Administrador Paroquial
5 de dezembro de 2017

Categorias